
Artigos
Seis epígrafes para la disciplina escolar: política educativa chilena reciente - Maria Angélica Oliva
La universidad pública en la transferencia tecnológica: ¿losa de 20 toneladas? - Armando Miranda Zea, Omar García Ponce de León, Ricardo Pérez Mora
A Atividade de Acompanhamento da Ação Educativa da Inspeção: Propósito Controlador ou Emancipatório? - Maria João De Carvalho, Luciana Joana
Infância e experiências em Educação Ambiental: um estudo da prática docente na educação infantil - Daniele Saheb, Daniela Gureski Rodrigues
Instrumentos inovadores de aprendizagem: uma experiência com o WhatsApp - Lucia de Mello e Souza Lehmann, Artur Parreira
Sustentabilidade e Intercompreensão: Perspetivas e contributos de um centro de investigação em educação - Patrícia Sá, J. Bernardino Lopes, Isabel P. Martins
Dossier
Introduction: Conservatisme et Progressisme en éducation: approches critiques et éclairages internationaux - André D. Robert
Les ambiguïtés sociales du progressisme pédagogique de John Dewey - Sébastien-Akira Alix
Le Nouvel humanisme: une critique du progressisme éducatif - Dominique Ottavi
Reformismo pedagógico, utilitarismo y nacionalismo en las escuelas primarias de la Argentina durante la crisis de 1930 - Adrián Ascolani
Sérgio Niza e a “autoformação cooperada”: reflexões em torno do modelo pedagógico do MEM - Joaquim Pintassilgo, Alda Namora de Andrade
Robert Gloton: un militant pédagogique français entre progressisme et conservatisme - Noelle Monin
Conservatisme social et réformisme pédagogique? Un syndicat d’enseignants français après Mai 1968: la CNGA - Yves Verneuil
Progressisme social et conservatisme pédagogique dans l’enseignement primaire (France, début XXe siècle) - Frédéric Mole
«Sauver les lettres», sauver l’école: une défense «de gauche» de l’enseignement traditionnel? - Pierre Kahn
Testemunho
Recortes de uma vida de intervenção inspirada em Paulo Freire - Alberto Melo