
A elaboração deste manual sobre Métodos de Estudo surge como um modesto contributo, resultante de uma pareceria de trabalho efetuada com o Centro de Estudos em Psicologia da Educação e Orientação Vocacional da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, e o Gabinete dos Serviços de Psicologia e Orientação (SPO) da Direção Regional de Educação de Lisboa (DREL), para formação dos técnicos destes serviços.
Este trabalho tem como finalidade efetuar uma abordagem prática desta temática. Nesta perspetiva de intervenção, mais importante que o conhecimento aprofundado e construtos teóricos, é a aprendizagem das diferentes estapas que integram um programa de Métodos de Estudo, possibilitando o ajustamento de diferentes respostas adequadas às necessidades dos estudantes.
Apresentam-se, aqui, algumas estratégias que, pelas suas caraterísticas especiais, exigem um verdadeiro empenho, inspiração entrega, por parte dos Técnicos de Educação. Esperando, assim, qu estes possam tornar a aprendizagem num processo mais criativo e atrativo.