
A forma como, em 1974, foi conquistado o direito de cidadania e se iniciou o processo de profissionalização da atividade docente marca ainda hoje, indelevelmente, a cultura profissional dos professores e a forma como estes se relacionam com a administração da educação e os parceiros educativos.
Muitas destas questões são debatidas e aprofundadas neste livro, resultado de um projeto de investigação desenvolvido no âmbito do Centro de Estudos Interdisciplinares, em Educação e Desenvolvimento (CeiED), financiado pela Fundação para a Ciência e Tenologia (FCT), tendo inicialmente como investigador responsável Rogério Fernandes, mestre de muitas gerações de investigadores e um amigo que nos deixou prematuramente, e depois Rosa Serrada Duarte, ela própria uma destacada sindicalista durante três décadas, que conduziu o projeto com sensibilidade e determinação até ao seu final.
Os trabalhos produzidos pela equipa constituem um contributo importante para o conhecimento da profissão docente e da ação coletiva dos professores em Portugal. Muitas questões ficam por abordar e novas questões de investigação são levantadas para próximos projetos.
Os professores (e a educação) experienciam tempos difíceis, fruto de um conjunto de problemas de natureza conjuntural e estrutural que afetam as sociedades contemporâneas, com particular ênfase na Europa. A definição de novas utopísticas para a ação política no campo da educação formação, a construção de novos projetos educativos de emancipação humana, a renovação das práticas pedagógicas dos professores e educadores, na busca de um delicado equilíbrio entre a luta pela igualdade e o respeito pela diferença, exige um conhecimento aprofundado do pensamento dos professores e educadores, do modo como constroem as suas identidades e como agem individual e coletivamente. E este será, seguramente, um campo de investigação futuro.
António Teodor, in Posfácio